2010/04/18

RDS, ou Raio De Sincronismo

A malta do Porto ou de Lisboa que tem de usar (ou que opta por usar) o seu carro para se deslocar para o emprego, deve gostar de ter no rádio de X em X tempo informações de trânsito, para saber se pode arranjar uma alternativa, atalho, ou desistir e voltar para casa (Não digam que nunca pensaram nisso... Não digo que o tenham feito, mas que o pensaram...)

Ora, para os que têm auto-rádio com RDS e sabem usar o RDS, é sabido que a Rádio Renascença (e outras) usa esse sistema para que quando está a dar informações de trânsito os rádios que tenham o RDS ligado nessa estação mudem automaticamente da estação onde estavam para a RR, voltando para a estação original assim que acabarem essas informações.

O meu primeiro problema começa logo aqui. Por vezes os senhores da RR só se lembram de ligar o RDS quando as informações de trânsito vão a meio. Às vezes vão tão a meio que já estão a falar da outra cidade. Portanto, ponto 1: Senhores da RR, é favor ligarem o RDS logo no início das informações de trânsito.

O segundo problema irrita-me mais que o anterior. Costumo ter a rádio sintonizada na Rádio Comercial. E os senhores dessa Rádio costumam das as informações à mesma hora da RR. Ora, se dessem com uns minutos de diferença (e não eram precisos muitos) eu poderia ouvir os dois e, já não é a primeira vez, por vezes um dá informações importantes que o outro não dá e vice-versa.

O terceiro problema então é o que mais me irrita. Imaginem: Estou a ouvir a Rádio Comercial e começam a dar as informações de trânsito. Começam a falar do Porto (eu estou em Lisboa). Quando vão para falar de Lisboa, a RR liga o RDS e, adivinhem... já tinha dado as informações de Lisboa e está agora a dar as informações do Porto. Ora, como eu não sei disso, deixo ficar na RR para tentar ouvir o que têm a dizer de Lisboa e quando acaba e retorna para a Rádio Comercial, também já acabou a informação de trânsito. Concluíndo, ouvi duas metades de informações de trânsito e nenhuma delas me foi útil.

Olhando agora para o post, não era minha ideia escrever tanto para um assunto tão simples. Mania minha de detalhar as coisas. Ou é isso ou então é o facto de ter acordado cedo e ainda ser a única pessoa a pé cá em casa.

Sem comentários: