2008/04/01

Massa Crítica/Bicicletada de Lisboa em 2008/03/28

Na passada sexta-feira foi dia de Bicicletada em todo o mundo e Lisboa não foi excepção. O que é a Bicicletada? Vou-me socorrer da definição existente no site http://www.MassaCriticaPT.net/:
«Uma Massa Crí­tica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes não poluentes. Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00, partindo de um local pré-determinado. As MC também são conhecidas nos países lusófonos como bicicletadas porque a maioria dos participantes desloca-se em bicicleta.»

Desta vez o percurso dos cerca de 22 participantes foi o seguinte: Marquês do Pombal, Rato, Jardim da Estrela, Assembleia da República, Santos, Alcântara, Cordoaria Nacional. Podem ver o percurso neste link: Bikely

Pontos interessantes/bons da Bicicletada:
- Cumprimos o código da estrada e mantivemo-nos sempre numa só faixa. Pelo menos para mim isso é importante. A estrada é de todos e apesar de alguns condutores acharem que a estrada é só para eles, não quero agir da mesma maneira. É um pouco como dizia o outro: "Não faças aos outros o que não queres que façam a ti!"
- Muitos condutores incentivavam-nos a continuar com as suas buzinas. Chegou mesmo a haver um carro que parou, os seus dois ocupantes sairam lá de dentro e começaram a aplaudir-nos.

Pontos menos bons:
- O percurso foi se calhar um pouco longo. Claro que para mim aos 7,6Km da Bicicletada ainda tive de adicionar os 6 e qualquer coisa do regresso ao Rossio. Mais os 4Km não habituais de ir do trabalho ao Marquês, dão cerca de 18Km. Nas minhas rodinhas pequenas, cansam um bocadito.

Um dos participantes, o Alexandre Páris, tirou uma data de fotos, entre as quais uma que gosto muito:


Para verem mais fotos tiradas pelo Alexandre durante a Bicicletada, carreguem aqui.

Sim, é a minha Mobiky Genius. Estou ajoelhado a colocar-lhe um autocolante com os dizeres "Um Carro A Menos". Curiosamente na mesma foto, à direita, estão os meus dois companheiros (Canelas e Ágata) de regresso da Bicicletada. Voltámos da Cordoaria Nacional até à estação do Rossio para apanhar o comboio de volta para casa.

4 comentários:

RedTuxer disse...

Pena que esses encontros sejam a horas que não me dão jeito nehum, mas ainda hei-de ir a um...

anabananasplit disse...

Também adorei essa foto. :-) E o pormenor de se ver o autocolante que te preparavas para colocar, é muito fixe.

Anónimo disse...

gostaria de conversar um pouco sobre essa bicicleta...
Se for possivel, para alguns esclarecimentos.
obrigado

José disse...

Caro anónimo,

pode colocar aqui as questões que quiser.

A anabananasplit aqui em cima é da empresa Cenas a Pedal, que comercializa esta bicicleta em Portugal.